Saber ouvir
é uma das qualidades mais importantes da boa comunicação. As pessoas gostam de
quem, no seu entender, gosta delas e as respeita o suficiente para ouvir
atentamente seja o que for que tenham a dizer - seus altos e baixos, alegrias e
problemas. Muitas vezes, não estão interessadas em conselhos ou opiniões, só
querem desabafar e ter a satisfação de saber que alguém as entende e sente
empatia por elas. Sentem que serem ouvidas é uma importante forma de
reconhecimento.
Estas são
algumas dicas sobre como ser um bom ouvinte:
- Dê toda a
sua atenção a quem fala. Olhe a pessoa nos olhos e evite fazer ou olhar para
outras coisas enquanto ela estiver falando.
- Não
apenas escute o que está sendo dito. Vá além e observe a linguagem corporal da
pessoa.
- Mostre
que entende ou que está atento, balançando a cabeça ou dizendo coisas como
“interessante”, ou “entendo”.
- Faça
perguntas que incentivem a pessoa a se abrir mais.
- Se
precisar, peça esclarecimentos.
- Não
interrompa. Assegure-se de que a pessoa terminou de falar antes de fazer
comentários ou dar o seu ponto de vista. Se não tiver certeza se ela já
concluiu, pergunte.
- Evite
comentários como “Acho que você deveria…”, ou “Se eu fosse você…”, a menos que
a pessoa especificamente lhe peça um conselho.
Se você se
provar um bom ouvinte existe maior probabilidade de os outros retribuírem o
favor quando você precisar de alguém que o escute.
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