O BOM OUVINTE


Saber ouvir é uma das qualidades mais importantes da boa comunicação. As pessoas gostam de quem, no seu entender, gosta delas e as respeita o suficiente para ouvir atentamente seja o que for que tenham a dizer - seus altos e baixos, alegrias e problemas. Muitas vezes, não estão interessadas em conselhos ou opiniões, só querem desabafar e ter a satisfação de saber que alguém as entende e sente empatia por elas. Sentem que serem ouvidas é uma importante forma de reconhecimento.
Estas são algumas dicas sobre como ser um bom ouvinte:
- Dê toda a sua atenção a quem fala. Olhe a pessoa nos olhos e evite fazer ou olhar para outras coisas enquanto ela estiver falando.
- Não apenas escute o que está sendo dito. Vá além e observe a linguagem corporal da pessoa.
- Mostre que entende ou que está atento, balançando a cabeça ou dizendo coisas como “interessante”, ou “entendo”.
- Faça perguntas que incentivem a pessoa a se abrir mais.
- Se precisar, peça esclarecimentos.
- Não interrompa. Assegure-se de que a pessoa terminou de falar antes de fazer comentários ou dar o seu ponto de vista. Se não tiver certeza se ela já concluiu, pergunte.
- Evite comentários como “Acho que você deveria…”, ou “Se eu fosse você…”, a menos que a pessoa especificamente lhe peça um conselho.
Se você se provar um bom ouvinte existe maior probabilidade de os outros retribuírem o favor quando você precisar de alguém que o escute.

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