Quando um
erro se torna público ou afeta os outros, talvez seu autor precise admitir ou
pedir desculpas em público, mas não significa que a deva ser corrigido ou se
desculpar ali na hora. Normalmente, é melhor esperar para corrigi-la em
particular, depois de Me perguntar o que penso da situação.
Lembre-se que a meta não é achar
o culpado, mas sim resolver o problema e ajudar a pessoa a não repetir o erro.
É natural temer as conseqüências de falhas, mas não deveria haver medo de ser
corrigido. “As correções da disciplina são o caminho da vida” (Provérbios
6:23). Elas ajudam no aprendizado e no crescimento. Portanto, se forem
justificadas e ministradas da maneira certa, são um favor para quem as recebe.
Para a
correção ter o efeito desejado, também é importante expressar fé na pessoa que
errou e lhe garantir que você ainda a respeita e sabe que, no futuro, elas
terão um desempenho melhor. Termine a conversa num tom positivo que dê
esperança ao ouvinte. É claro que será mais fácil para a pessoa acreditar no
encorajamento dado se você já tiver demonstrado fé nela antes. Portanto, lance
o alicerce para quando se fizer necessária uma correção, criando o hábito de
ver as qualidades das pessoas e dizendo que as admira por esses pontos fortes.
Quem sabe? Esse elogio em público talvez seja exatamente o que alguém precisa
para parar de cometer tantos erros!
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