CORRIGIR COM AMOR


Quase todos, em alguma ocasião, se vêem diante da necessidade de corrigir alguém por um erro. Quer seja algo sério, quer não, em geral, é incômodo tanto para quem dá a correção como para quem a recebe. O primeiro se preocupa se o outro vá ficar na defensiva, ressentido ou não aceite o que ele tem a dizer, e o segundo pode muito bem ficar constrangido.
É humilhante ser corrigido. A maioria das pessoas se esforça muito para evitar erros e por isso, no caso de incidentes, principalmente se for algo sério que afete os outros ou se torne público, o autor do erro costuma ficar de orgulho ferido. Se lembrar disso e orar antes de corrigir alguém, poderei lhe mostrar como agir para ser mais fácil a pessoa aceitar o que vai ser dito.
Coloque-se no lugar dela. Como você gostaria de ser corrigido se tivesse errado? Se houver possibilidade de mal-entendidos ou circunstâncias atenuantes, você não gostaria que lhe dessem um voto de confiança ou uma oportunidade de se explicar? Não ficaria agradecido por não o corrigirem na frente dos outros, evitando assim o constrangimento?
Peça-Me para lhe dar as palavras certas e ajudá-lo a aplicar a correção com amor e consideração, e o farei. Dessa forma, haverá maior probabilidade de a pessoa a ser corrigida aprender com o que você disser, reduzindo assim a possibilidade de repetir o erro, que é a meta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário