OS QUATRO ELEMENTOS


Um fato interessante observado na natureza humana é que as pessoas que geralmente exercem uma influência positiva no seu meio muitas vezes se preocupam com a sua habilidade de interagir com os outros. Por outro lado, as que têm um impacto mais negativo no seu ambiente não percebem, muitas vezes, a sua influência, ou até acham que têm um bom desempenho nesse aspecto. Sendo assim, muitos que precisariam melhorar continuam repetindo erros que provavelmente se esforçariam mais por corrigir, se reconhecessem o problema. É sensato avaliar, de tempos em tempos, a sua capacidade de comunicação e os seus relacionamentos, para não cair nessa armadilha.
Não se guie apenas pela sua própria avaliação, mas compare a maneira como se porta em seus relacionamentos com os Meus ensinamentos na Bíblia. Uma das melhores coisas que pode fazer é aprender a aplicar à sua própria vida o conselho que lê na Minha Palavra, pois ela tem muito a ensinar sobre o relacionamento humano. Quando falo em aplicar, não Me refiro apenas a admitir seus pontos fracos que a Minha Palavra lhe revela, mas a se empenhar para efetuar as mudanças necessárias.
Um outro passo é consultar-Me para saber o que penso. Por amá-lo e desejar que seja bem-sucedido na sua interação com os outros, falarei francamente a respeito de tendências sociais ou hábitos que você precisa mudar.
É também sensato perguntar às pessoas que você respeita e nas quais confia o que elas pensam de você. - É preciso humildade, mas isso poderá lhe dar uma percepção valiosíssima.
Estes quatro elementos são necessários para um diagnóstico completo: a auto-avaliação, a Minha avaliação, o conselho da Palavra e a avaliação de outros. Anime-se com os aspectos positivos e empenhe-se em melhorar os negativos. Esse processo deve ser continuado e permanecer aberto às críticas construtivas dessas quatro fontes vai contribuir sobremaneira para a sua capacidade de se relacionar com os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário